quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Um livro do catálogo da Alêtheia

Aproveitando o post sobre o novo blogue da Alêtheia, gostaria de recomendar um livro do catálogo desta editora, escrito por um dos mais eminentes classicistas vivos, Amor, Sexo e Tragédia, de Simon Goldhill. Com um título chamativo, trata-se de um ensaio muito interessante e divertido sobre o que no modo de pensar e de agir é fruto do legado da antiguidade clássica. As considerações de Goldhill abrangem áreas como o cinema, o sexo ou a ginástica. Vale a pena ler. De salientar, ainda, o excelente trabalho de concepção gráfica, quer isto dizer, o livro tem uma bela capa.

Fica abaixo a sinopse:

Podemos testemunhar em tudo o que nos rodeia a dívida que temos para com o mundo antigo. Colunas clássicas adornam os nossos prédios, heróis clássicos enchem os nossos cinemas e andamos tão obcecados com a ginástica como os Gregos. Mas a influência dos Gregos e dos Romanos transcende em muito tudo isso? Nesta obra, Simon Goldhill examina com brilhantismo as áreas mais básicas da vida moderna, desde o casamento e o sexo à política e ao entretenimento.
Estejamos nós apaixonados ou a empreender guerras em nome da democracia, o autor revela a que ponto o nosso comportamento e atitudes são moldados pelas ideias clássicas. Inspirador, revigorante em termos intelectuais e esclarecedor, Amor, Sexo & Tragédia demonstra, de uma maneira enfática, por que motivo o Classicismo ainda é importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário