sábado, 15 de agosto de 2009

«On reading», André Kertész

A Norton tornou a publicar em 2008 um livro do fotógrafo André Kertész de 1971, onde se reúne uma série de fotografias tiradas por este fotógrafo entre 1915 e 1970.
André Kertész (1894 - 1985) foi um fotógrafo dos mais originais, inventivos e influentes do séc. XX. De origem húngara, mudou-se primeiro para Paris (em 1925) e depois para Nova Iorque (em 1936), onde não conseguiu assegurar imediatamente um posição de sucesso enquanto fotógrafo e só em meados da década de setenta é que o seu trabalho nesta área foi amplamente reconhecido, sendo-lhe reconhecido um lugar na história da fotografia.
A sua carreira enquanto fotógrafo durou setenta e três anos, começou o seu trabalho com uma câmaras tipo glass plate e terminou com uma Polaroid SX-70.
O que é curioso acerca do livro de que aqui queria falar, On reading, é que, como o título sugere, trata-se de fotografias de pessoas apanhadas pela objectiva de Kertész num momento extremamente pessoal e contudo bastante quotidiano: o momento de ler.
Neste livro encontramos gente a ler em cidades tão díspares como Tóquio, Paris, Veneza, Nova Iorque e em todo o tipo de sítios, desde cafés em avenidas, em casa, em parques, à janela de casa, em salas de aulas, recreios e até mesmo em telhados. Kertész tinha um interesse que o acompanhou ao longo da sua vida no acto da leitura, e o livro reúne sessenta e seis fotografias tiradas ao longo de um período de cinquenta e cinco anos.
A primeira fotografia deste livro foi tirada quando André Kertész tinha apenas vinte e um anos e representa três rapazes debruçados sobre um livro que está pousado nos joelhos de um deles. Todos têm um ar de curiosidade absorvida. É uma fotografia magnífica. E, tratando-se de um momento universal, ainda hoje, apesar de estarmos a avançar a passos largos para a era do e-book e do livro digital, continua a ser possível sair por aí com uma máquina fotográfica e captar um momento destes. Ainda que não com a mestria do genial André Kertész. As fotografias que temos na barra lateral deste blogue também estão inclusas neste livro.















André Kertész, in On Reading, W. W. Norton and Company, New York and London, 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário