sexta-feira, 24 de julho de 2009

Portugal Restaurado . 02

[Portugal Restaurado: reflexos do 1.º de Dezembro na literatura seiscentista]

Das Cartas Familiares, de D. Francisco Manuel de Melo, edição da INCM. Carta escrita na prisão. A alusão ao 1.º de Dezembro ("a era dos quarenta") é apenas metafórica e irónica.

78

Desculpando seu retiro. A certo amigo.

V. M. bem sabe quão ronceiro sou nisto de festas; mas ninguém me poderá arguir de mentiroso, quando afirme lhas desejo muito boas. Não dou o que não tenho, mas faço o que devo. Mande-me V.M. de consoada mui boas novas de sua saúde, que não haverá para mi fruta de Natal mais saborosa. Aquela vinda já vai tocando da del-Rei Dom Sebastião, porque já lá vai a era dos quarenta, e eu sem ver a V.M.. Enfim, em qualquer era que for, essa será a minha era. Nosso Senhor guarde a V.M. como desejo. Torre, em 26 de Dezembro, 1645.

Sem comentários:

Enviar um comentário