quinta-feira, 30 de julho de 2009

Blogues de Poesia Transcrita

Rilke, em Cartas a um Jovem Poeta, escreveu que era importante para um autor receber o seu trabalho copiado por mão estranha, pois revelava o quanto lhe pertenciam as suas próprias palavras.
Na blogosfera há uma série de blogues que se dedicam à transcrição de poesia. Dou-me conta que muitos deles já ultrapassam largamente a dimensão normal de uma antologia e criam a possibilidade de os irmos seguindo quase ao ritmo de um poema por dia, o que significa, verdade de resto já bastante evidente, que alguns blogues desempenham um papel importante na divulgação da poesia, não só portuguesa mas internacional, sendo que alguns deles apresentam traduções de poesia realizadas pelos seus autores, e em alguns casos, traduções de franca qualidade.
O facto de este tipo de páginas regra geral manter etiquetas configura-lhes um índice , o que permite ao leitor, se não for seguidor do blogue, seleccionar o que pretende ler. Deixo-vos abaixo os links de alguns blogues que se dedicam mais ou menos exclusivamente à transcrição da poesia e que me parece que têm vindo a fazer um trabalho com qualidade.Existem contudo muitos outros (este incluído) que o fazem esporadicamente, por isso a lista que apresento é muito incompleta. Quaisquer sugestões, a caixa de comentários fica à vossa disposição.

Do Trapézio, sem Rede

Hospedaria Camões
Lugares Mal Situados
Pausa sobre as Ruínas
Poesia Distribuída na Rua

3 comentários:

  1. Pela parte q me toca, fico contente por algo q faço pelo grande prazer de partilhar chegar a outros q apreciam essa partilha.
    Particularmente contente fico por constar de uma lista ao lado de blogues de q gosto muito.
    Obrigado Tatiana.

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom ver ser feita referência a algo que fazemos. Neste caso por prazer e com o intuito de partilhar, dar a conhecer algumas das vozes em que nos lemos, tendo como único critério o gosto pessoal - completamente alheios a outros ventos. Obrigado pela referência, e renovo o abraço que já havia dado ao Rui, que acaba de publicar o primeiro livro.

    ResponderEliminar