quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Simples Facto de S. Paulo Citar Eurípides

O simples facto de S. Paulo citar Eurípides mostra que era um homem de cultura livresca, quase a antítese do homem vindo de Nazaré, que o apóstolo transmutará em Cristo. Raras são as personagens histórias - lembramo-nos de Marx e de Lenine - capazes de rivalizar com a mestria da propaganda paulista, no sentido simultaneamente instrumental, didáctico e etimológico de propaganda pedagógica, ou igualá-la na intuição que tem de que os textos escritos podem transformar a condição humana.

George Steiner in O Silêncio dos Livros, seguido de: Esse Vício Ainda Impune, George Steiner e Michel Crépu (auts.), Gradiva, 2006.

Em relação a este livro, nunca consegui perceber se gosto mais do primeiro ou do segundo ensaio (sublinhado meu). O ensaio foi publicado originalmente na revista Esprit (em Janeiro de 2005) com o título «Ódio ao Livro».
Pergunto-me quando se publicará entre nós um outro ensaio de Steiner, originalmente publicado na Samalgundi, Ten (Possible) Reasons for the Sadness of Thought, se, tal como eu, tiverem um carácter demasiado impaciente para esperar, é este que aqui está publicado, embora sem qualquer indicação de autor (pelo menos visível). Não é preciso dizer que vale a pena.

3 comentários:

  1. Sabes se nesse link está completo? Não deve faltar muito, visto que estão lá os 10 pontos, mas o fim do último, "The savage simplifications" leva-me a pensar que possa estar cortado.

    ResponderEliminar
  2. Também tenho essa noção, mas não há maneira de saber se está completo, pois o site da revista em que originalmente saiu (salmagundi) não disponibiliza a totalidade do artigo. aliás, só sei que é o artigo porque a salmagundi disponibiliza o princípio do texto.

    ResponderEliminar