segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Continua a voltar (Επεστρεφε)

Continua a voltar frequentemente e a tomar-me,
sensação amada continua a voltar e a tomar-me -
quando acorda a memória do corpo,
e desejo antigo volta a passar no sangue;
quando os lábios e a pele se lembram,
e sentem as mãos como se tocassem de novo.

Continua a voltar frequentemente e a tomar-me à noite,
quando os lábios e a pele se lembram...

Konstandinos Kavafis, Os Poemas, Joaquim Manuel Magalhães e Nikos Pratsinis (trad.), Relógio d' Água, 2005.

(Kavafis dá-me vontade de ir aprender grego [moderno] só para o poder ler no original. É daqueles livros que se lê uma vez e quando passamos por ele na estante o abrimos outra vez só para tornar a ler alguma coisa, aleatoriamente. Hoje saíu-me este poema.)

Sem comentários:

Enviar um comentário