domingo, 20 de setembro de 2009

Uma fala de «The Dreamers» de Bernardo Bertolucci, 2003


















[Mathew] The first time I ever saw a movie at the Cinematheque Française... I thought only the French... would house a cinema inside a palace. The movie was Sam Fuller's 'Shock Corridor'. Its' images were so powerful, it was like being hypnotised. I was 20 years old. It was the late 60s. I'd come to Paris for a year to study French. Here I got my real education. I became a member of what was kind of a freemasonry. The freemasonry of cinephiles. What we'd call 'film buffs'. I was one of the insatiables... the ones you'd always find sitting closest to the screen. Why do we sit so close? Maybe it was because we wanted to receive the images first, when they were still new, still fresh, before they cleared the hurdles of the rows behind us. Before they had been relayed back from row to row, spectator to spectator, until, worn out, second-hand, the size of a postage stamp, it returned to the projectionist's cabin. Doctor, I'm not nuts, I'm here for the paper! Maybe, too, the screen really was a screen. It screened us from the world.

Este é um filme muito explícito e muito cruel. Pelo meio há cenas muito belas. Acho que vale a pena ver.

2 comentários:

  1. Eu não acho, tenho a certeza; vale mesmo a pena vê-lo. Apesar do sentimento de impotência que nos deixa o final é notório que algo se ganhou com o maio de 68, embora não tenha sido o suficiente. E foi isso que me maravilhou.

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho a certeza, digo acho não no sentido de dúvida mas de convicção (acho - creio), se não tivesse a certeza que é um bom filme não falava dele aqui,mas, de resto, como de todos os filmes de que aqui falo, pode para mim ser muito bom e haver quem não goste. mais do que um filme sobre o maio de 68, creio, não sendo dessa geração, é um filme sobre crescer.E isso pode ser apreciado mesmo por quem não esteja interessado em ver um filme sobre essa época. É por exemplo um filme muito bom sobre cinema. Uma espécie de história do cinema de Bertolucci. Mas também é um filme muito bom sobre a ambiência de determinado momento histórico. Vale a pena ver.E concordamos,no meio de todo o caos,é um filme deslumbrante.

    ResponderEliminar