sábado, 20 de fevereiro de 2010

Coisas que sempre me fizeram confusão

Enquanto um professor (mestre seria talvez o melhor termo) que em tempos tive, aqui há dias especulava com que alfinete se tinha cegado Édipo (se com o dele próprio se com o que pertencia a Jocasta) e se se havia cegado com um ou dois alfinetes (só com o dele, só com o de Jocasta, ou recorrendo a ambos), uma dúvida de índole semelhante acabou por me ocorrer.
Na Ilíada, Aquiles perde as suas armas (é o equipamento de Aquiles que Pátroclo envergava quando é morto por Heitor e este, se a memória não me falha, apodera-se delas) e a sua mãe, Tétis, pede a Hefesto que lhe forje novas armas, ao que o deus acede (magnífico trabalho de magnífico artífice e é, de resto, famosa a descrição do escudo).
Partindo do princípio que Aquiles ao matar Heitor recupera as armas que eram suas, que armas são objecto de disputa entre Ulisses e Ájax? As que primeiro pertenceram a Aquiles e com as quais foi morto Pátroclo?, as que lhe forjou o deus? ambas?
Como se poderá saber a resposta a estas questões, tão inúteis quanto desafiantes?

4 comentários:

  1. Eu sempre assumi que Ulisses e Ájax disputam as armas forjadas por Hefesto. Por muito honradas que fossem as que ele tinha antes, quer dizer, a partir do momento em que um deus passa uma noite inteira a forjar armas do mais perfeito que existe essas ganham imediatamente prioridade, não?

    ResponderEliminar
  2. Tens razão. E mesmo que estivessem a disputar umas, não consta que o Ájax tivesse considerado as outras um prémio de consolação suficiente.

    ResponderEliminar
  3. Tatiana,

    Não me parece que depois dos maus tratos que lhes deu Heitor, em primeiro lugar, e o próprio Aquiles, em segundo lugar, as armas estivessem em condições de ser disputadas. Pelo que suponho que a contenda se tenha dado pelas armas que Hefesto forjou.
    Já agora, a minha dúvida inútil é de outra ordem: com tanta comida que Ulisses ingere ao longo da Odisseia (a cada passo lhe oferecem comer), como é que ao chegar ao seu palácio ele ainda cabe nas portas?

    ResponderEliminar