sábado, 28 de novembro de 2009

Siphenos (Grécia) 1961, por Henri Cartier-Bresson

























É uma rapariga (não sei se é uma rapariga, penso sempre que sim) em 1961, em Siphenos (uma das ilhas das Cíclades?, Grécia), a subir uma escada. A imagem é a de uma dessas aldeias todas caiadas de branco, que os gregos de hoje em dia sabiamente colocam em postais, para deslumbrar os turistas. Mas é a objectiva de Cartier-Bresson e toda a graciosidade do movimento ficou intacta na fotografia.
Esta fotografia dá-me nostalgia (palavra que etimologicamente significa a dor do regresso ou talvez, entre nós, se possa traduzir como a saudade do regresso), uns blues, em relação à Grécia, o que não deixa de ser engraçado: ter nostalgia de lugares onde nunca se esteve. No meu caso são alguns, nenhum tanto como a Grécia.

6 comentários:

  1. Temos de marcar um Domingo à tarde e irmos todos lanchar à Grécia, estou a ver.

    ResponderEliminar
  2. Suponho se refira a Siphnos , nas cíclades . Sobre o feitiço das ilhas ( gregas ) , nada como (re) ver The big blue , um filme de Jean claude Besson , nem tanto pelo argumento e pela banda sonora , mas pela fotografia . Cumps.

    ResponderEliminar
  3. Caro S.T., não posso afirmar com toda a certeza que seja Siphnos. Cartier-Bresson grafa-o Siphenos, pelo que estou em crer que haverá uma dupla grafia (?), por coerência mantive o nome da região tal como o autor da fotografia o grafa. Quanto ao filme que me recomenda, na primeira oportunidade tentarei vê-lo.
    Cumprimentos cordiais,
    Tatiana

    ResponderEliminar
  4. Fica aí um «rebuçado» :

    http://www.youtube.com/watch?v=Mzz8z42fPrk&feature=related

    ResponderEliminar
  5. a fotografia, pelo menos, é excelente :D

    ResponderEliminar