domingo, 22 de novembro de 2009

Novidade Editorial

















Este Poemas de Amor: Antologia Poética Latina (I a.C. - III) foi praticamente acabado de publicar pela Relógio d'Água (em Outubro de 2009). A selecção e tradução ficou a cargo de Inês de Ornellas e Castro e de Mafalda Viana, e trata-se de versões directamente do latim. Esta antologia «revisita» autores conhecidos de leitores não especializados, como Horácio, Vergílio ou Propércio, torna acessível um público não especializado autores «menos conhecidos», como Floro, Tiberiano ou Modestino, mas também autores que constituem «casos excepcionais» que nos chegaram da antiguidade, como é o caso de Sulpícia, uma das poucas mulheres escritoras da Antiguidade de que temos notícia.
Pela sua abrangência, esta antologia parece-me ser um excelente esforço de divulgação de autores da antiguidade clássica, por outro lado, conhecendo a qualidade do trabalho das tradutoras, creio que é uma novidade editorial a destacar. Como se afirma na contracapa:
«Os textos poéticos que constituem esta antologia percorrem uma latitude cronológica de cerca de quatrocentos anos de produção literária, dos séculos I a.C. a III da nossa era, e ilustram, de acordo com a época e o género a que pertencem, o modo de a antiga Roma declinar o amor, a paixão ou a mera lascívia. Foi, com efeito, a temática a consubstanciar o critério de selecção.» [De «Palavras Prévias»]

Sem comentários:

Enviar um comentário