sábado, 31 de dezembro de 2011

Advogados de Defesa

O tempo que nos é concedido é tão breve que, se perdermos um segundo, já teremos perdido toda a nossa vida, pois ela não dura mais do que isso, ela dura apenas o tempo que desperdiçamos. Por isso, se iniciaste um caminho, continua-o aconteça o que acontecer; só tens a ganhar, não há qualquer risco, no fim até talvez caias a um precipício, mas se tivesses voltado para trás após os primeiros passos e descido as escadas a correr, terias caído de imediato - com toda a certeza. Por isso, se não encontrares nada nos andares de cima, não te preocupes e sobe a correr mais um lance de escadas. Desde que não pares de subir, as escadas nunca terminarão; elas continuarão sempre a crescer por debaixo dos teus pés apressados; estendendo-se interminavelmente para cima.

Franz Kafka, Contos, Cavalo de Ferro, 2004.

3 comentários:

  1. Lido hoje:

    "A melhor obra de Kafka é a 'Metamorfose'. Eu adoro a 'Metamorfose'. Ou antes: rendia-lhe homenagem como um recruta ao seu general. Até que um dia encontrei o príncipe do 'Idiota' e tudo acabou para mim. Foi como se a época reptiliana tivesse acabado diante dos meus olhos."

    (Agustina, "Antes do degelo")

    ResponderEliminar
  2. «Meu deus, quando penso que num dia o mundo dá uma volta completa, num dia, percebem, é uma coisa que dá arrepios - todo esse tempo que se perde, que se deita fora, tamanho desperdício... enquanto vejo o meu casaco pendurado na parede dá-me vontade de chorar e o casaco lá está, pendurado...» Woyzeck, Bruchner

    ResponderEliminar