terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O cheiro dos filósofos

- Permita-me, paizinho, que lhe pergunte: o senhor estudou filosofia?
- Ou seja, em que sentido? - perguntei, por minha vez, perplexo.
- Em nenhum sentido especial. Responda-me frontalmente, paizinho, e esqueça os sentidos: estudou ou não filosofia?
- Confesso que tenciono estudá-la, mas...
- Pois, é isso mesmo! - gritou o senhor Bakhtchéev, dando largas à indignação. - Eu, paizinho, já antes de o senhor ter aberto a boca tinha adivinhado que estudou filosofia! A mim ninguém aldraba, não! A três verstás já me cheira a filósofo! Vá lá beijar o seu Fomá Fomitch! Que rico homem especial arranjou! Fu! Raios partam isto tudo! E eu já a pensar que o senhor era um homem bem intencionado!

Dostoiévski, A aldeia de Stepantchikovo e os seus habitantes
(trad. Nina e Filipe Guerra)

Sem comentários:

Enviar um comentário