quarta-feira, 9 de março de 2011

Pôr-do-sol em Fossoli

Ontem chegou-me a casa um livro de poemas de Primo Levi. Tinha-o encomendado há tanto tempo que entretanto me esqueci que o tinha encomendado. Quando o abri, dei com um poema com uma alusão a um poema de Catulo. Isto foi bom, porque me permitiu fazer um post para aquele blogue feito por um grupo de tarados das clássicas de que faço parte (do blogue e do grupo de tarados, evidentemente) e porque me lembrou de três versos que são o carpe diem de Catulo. Ao contrário de Horácio, que era um tipo às vezes económico e só precisou de duas palavras para dizer uma coisa, Catulo precisou de três versos. À parte querer dizer que Catulo era um poeta palavroso, que não quero porque não era, acho até que à sua maneira Catulo era o James Dean em modo Fúria de Viver dos poetas romanos, a minha atenção ficou presa aos três contextos dos poetas, a evocação do mesmo sentimento em três modos diferentes. Horácio pode escrever apenas carpe diem por muitos motivos que agora não vêm ao caso, mas penso que sobretudo porque ele é o homem a quem Augusto perdoa Filipos e a quem concede as condições para uma vida boa. Catulo, anterior a Horácio, cumpriu o lema que se associa a James Dean, live fast, die young, e, excessivo como era, excessivo como um poeta romântico, no mesmo poema em que pede à amante que lhe dê um milhar de beijos e depois outro milhar, há também esta espécie de momento de silêncio que só existe nos melhores poemas (um acender de uma única luz no escuro) que o faz dizer sóis podem pôr-se e tornar a nascer/ para nós quando morrer a breve luz/ deveremos dormir uma noite perpétua. Catulo deixa de fora propositadamente o que diz Horácio, isto fica implícito, é mera alusão. Primo Levi, por sua vez, é um homem de outro tempo e de outro contexto, por linhas de arame farpado (de um campo de concentração) ele viu o sol caminhar para o ocaso e sabe o que significa não regressar. A contemplação não é apenas estética é antes e sobretudo ética, a compreensão dessa urgência de um modo mais literal e mais terrível do que essa certeza o fora ou podia ter sido para Horácio ou Catulo.

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