terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aristóteles

Pertenço a um restrito conjunto de gente tarada que se levanta às seis da manhã para ler a Retórica de Aristóteles. O professor com quem estou a estudar a Retórica disse numa aula que Aristóteles era uma máquina de pensar. Quando ele lhe chamou «máquina de pensar» eu estava ligeiramente distraída, a pensar na morte da bezerra, evidentemente, e pensei que o que ele queria dizer é que Aristóteles era muito fértil em ideias. Mas agora que me pus a reler a Retórica é muito evidente porque é que é legítimo chamar a Aristóteles «máquina de pensar». A primeira ideia, às vezes até só a partícula mínima de uma ideia, arrasta consigo incontáveis roldanas, rodas dentadas que por sua vez servem para pôr outras em movimento. Ele tem uma noção e define-a até ao infinito, em todas as suas ínfimas aplicações e consequências, para em seguida definir o contrário delas, para as rodear de exemplos e para neste jogo ficarmos com o cerne das coisas. Uma coisa arrasta sempre outra. Até Aristóteles se devia fartar do carácter excessivamente lógico e analítico de Aristóteles. O que me assusta é como de forma tão lógica alguém possa definir tão claramente o que seja sentir medo em todas as suas variantes e circunstâncias, ou ira, ou calma, ou vergonha, ou piedade, coisas que pelo seu carácter são excessivamente vastas e vagas. Um dia alguém devia escrever um romance retirado ao Livro II da Retórica. Digo que não é uma ideia tão idiota quanto parece. Ou uma pequena peça de teatro. Alguém?

3 comentários:

  1. Um romance sobre a virtude ...ou um romance sobre a retórica...da virtude ? ( Um dia fiz me a mesma pergunta - embasbascado em frente à Guernica : tu imaginas a Guernica contada ? )

    ;-)

    ResponderEliminar
  2. Imagino mais facilmente a Guernica. Eu acho que embora Platão não fosse gostar, Aristóteles sabia muito bem que esse romance ia mesmo ter de ser sobre retórica da virtude, mas arranjaria maneira de chegar ao coração da virtude, porque tal era Aristóteles...

    ResponderEliminar
  3. « (...) la pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo (...) , concedo , retórica por retórica o Guernica é capaz de ser mais ...romanceável.

    ResponderEliminar