quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pessoas

Por certo pensava que eu tinha a liberdade de falar ou de me calar. Ela não conseguia imaginar o silêncio que em mim reinava. Ninguém é capaz de imaginar tal silêncio. 
O senhor sabe o que significa pessoa? Significa máscara. Papel. O eu verdadeiro. A linguagem, quer-me parecer, depois de tudo isto, está ligada a pelo menos um destes três estados. O facto de todos eles me terem escapado queria dizer o mesmo que o silêncio total. Não se pode anotar nada sobre ninguém. Isso explica a lacuna de três dias no meu relatório.
Quando passados uns dias me  foi possível dizer SIM e NÃO, voltei a encontrar-me com pessoas.

Christa Wolf, Unter den Linden, "Auto Experimentação: Ensaio para um Relatório", Ana Maria Bernardo (trad.), Livros Cotovia, 1991.

Sem comentários:

Enviar um comentário