domingo, 7 de novembro de 2010

Expressionismo alemão

"Este expressionismo é horrível. Todo o sentimento relativo ao corpo belo, redondo ou magnificamente informe, estiola como a esperança pela paz. O espírito triunfa em toda a linha sobre o que é vital. O que é místico, espiritual, tísico, inchado, extático, aparece empolado e tudo cheira a alho. [...] Vão expulsar-me do céu desses nobres, idealistas e espirituais. [...] E eu proclamo a minha independência e cuspo e estou farto do que é novo e começo a trabalhar com o que é muito antigo, com o que foi experimentado mil vezes, e faço o que quero, mesmo que aquilo que quero seja mau. E eu sou um materialista e um malandro e um proletário e um anarquista conservador e não escrevo para a imprensa, mas para mim, para ti e para os japoneses."
Bertolt Brecht apud «Definição de um território: os primeiros trabalhos do jovem Brecht", Vera San Payo de Lemos in Bertolt Brecht: Teatro 1, Livros Cotovia, 2003

3 comentários:

  1. Sou mesmo fofo e parvo. E a nossa Vera é unglaublich wunderbar!

    ResponderEliminar
  2. É verdade que és mesmo viel viel fofinho, a tua presença aquece o meu coração mesmo diante da mais implacável atiradora de moedas de um cêntimo que conheço. O meu gato tem ciúmes da Vera. Brecht é um monumento. Não te digas isto, but this is so very true.

    ResponderEliminar