quinta-feira, 12 de novembro de 2009

60 Anos Depois Publicada uma Nova Obra de Kerouac e Burroughs

Sessenta anos depois, a Penguin Classics voltou a publicar uma novela de Jack Kerouac escrita em parceria com William Burroughs, a mítica novela que ambos escreveram em conjunto, baseada no assassinato, em 1944, de David Kammerer.
Lucien Carr, um membro destacado do movimento beat, amigo de Kerouac e Burroughs, apunhalou Kammerer, declarou-se culpado do homicídio e foi condenado a vinte anos de prisão, dos quais cumpriu dois.
Kerouac e Burroughs terão ajudado Carr a desfazer-se da arma do crime e foram ambos presos por isso. A família de Burroughs pagou a fiança mas Kerouac cumpriu pena de prisão (o pai recusou-se a pagar-lhe a fiança) e só foi libertado quando a sua mulher, Edie Parker, com quem se casou estando ainda preso, lhe pagou a fiança.
No meio de tanta confusão, Kerouac e Burroughs escreveram uma novela sobre o sucedido, And The Hippos were Boiled in Their Thanks, que nunca chegou a ser publicada.

Em entrevista à Paris Review, Kerouak afirmava que ambos haviam a escrito a novela seguindo um método de composição espontânea e que tinha o texto escondido no soalho de sua casa. Nesta entrevista Kerouac explica também o porquê de um título tão estranho:
«Chama-se And the Hippos were Boiled in Their Thanks. Os hipopótamos. Porque Burroughs e eu estávamos sentados num bar e ouvimos um noticiarista dizer "... e os egípcios atacaram blá blá ... enquanto issso houve um grande fogo no jardim zoológico de Londres e o fogo propagou-se pelos campos e os hipopótamos arderam nos seus tanques! Boa noite a todos!" Foi o Bill que reparou naquilo. Porque ele repara nesse tipo de coisa.»

Sem comentários:

Enviar um comentário